Postagem em destaque

LANÇAMENTO: Sabonete de Geleia Real, Própolis e Mel

OS BENEFÍCIOS DA GELEIA REAL PARA A PELE E OS CABELOS A Geleia Real  é rica em aminoácidos, lipídeos, açúcares, vitaminas, e prot...

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

COSMÉTICOS ORGÂNICOS / NATURAIS: Por que usar?


Olá Pessoal
        Ao longo dos últimos anos, tenho pesquisado bastante sobre a utilização de produtos cosméticos orgânicos/naturais. E nessa, fiz 2 perguntas a mim mesmo.
1- Por que eu usaria um cosmético orgânico/natural?
2- Qual o problema dos cosméticos cheios de “químicas “?
Para chegar a alguma conclusão sensata, não quis apelar para o “modismo”  ou achismo”  (quem me conhece, sabe o quanto estudo e sou crítica) e fui atrás de todas as pesquisas e matérias de fontes confiáveis e respeitadas pelo mundo científico, dentre elas, a Organização Mundial Saúde, Agência Internacional de Pesquisa ao Câncer, Associação Brasileira de Medicina Biomolecular e Nutrigenômica, ANVISA, Ministério da Saúde e diversas pesquisas das melhores universidades do mundo.
Após várias leituras, tive uma maior clareza sobre essa questão e gostaria de compartilhar com vocês. Percebi que com pequenos hábitos e atitudes podemos melhorar muuuuuito nossa qualidade de vida. Ao invés de fazermos DETOX, vamos fazer o  “NÃO INTOX”?  Faz todo sentido, não é mesmo?!
Além disso, podemos preservar nosso Lar, chamado Planeta Terra. Nosso Planeta está pedindo ajuda há muito tempo e não podemos achar que essa função seja apenas do governo e das empresas/indústrias

Vejam alguns princípios básicos do Cosmético Orgânico/Natural :
1 – Produto livre de agrotóxicos ou aditivos químicos. Essas substâncias levam a intoxicação do organismo, alteram  o metabolismo do organismo podendo acelerar  ou causar diversas doenças, como câncer, doenças neurológicas, alterações hormonais, envelhecimento precoce, alergias e etc
2-  Possui um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais)
3- Preservação e conservação dos recursos naturais desde a extração até seu descarte e condições de trabalho adequadas
4- Obedece normas rígidas das certificadoras credenciadas internacionalmente
5- Preservação,  ao máximo,  das qualidades originais da matéria prima orgânica ou natural
6- Proibido teste em animais e o uso de matéria prima de animais que tenham sido sacrificados em função da extraçãoo deste material
7- Proibido produtos animais geneticamente modificados
8- Prezam pela segurança do consumidor e sua satisfação (realização de pesquisas, estudos e aprovação antes de entrar no mercado)
Desvantagens de produtos não Orgânicos/ Naturais: Não respeitam todos os itens relacionados acima
Há vários motivos para refletirmos sobre nossa responsabilidade quando compramos um produto não orgânico/natural. Qual impacto estamos trazendo para nossa própria saúde e a do planeta? O que podemos fazer para amenizar esses prejuízos?  Gosto muito dessa  frase :
“O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância” Buda
 Já sei, Já sei, Já sei ... Eu também acho …
Não há como sermos radicais e a partir de amanhã, eu e todo mundo,  vamos usar apenas produtos/alimentos orgânicos/naturais.
Isso é ilusão, pois  esses produtos ainda são mais caros, mais difíceis de serem encontrados e muitas vezes, não sabemos se estamos comprando o produto certo (há produtos sintéticos que pelo fato de ter um ativo natural, já se consideram naturais). Fique atento! Comece com o hábito de ler rótulos e busque informações.
Acredito que grandes mudanças comecem a partir de pequenas mudanças. Sei que faço um trabalho de “formiguinha “, mas também sei que ele faz toda diferença para quem faz uso de nossos produtos. 
 “Você é o responsável pela sua saúde e a do planeta!!!”

Mharcya de Sá
AROMATERAPEUTA


Nenhum comentário:

Postar um comentário